Profetas da Música

Profetas da Música
profetasdamusica@gmail.com

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PASTORES OU PAIS TOLOS?

                  EU ACREDITO QUE ESTA PALAVRA PODE CAUSAR FALATÓRIOS E ALGUM DESCONFORTO. MAS ACREDITO QUE, SE ISTO ACONTECER, É SINAL DE QUE FOMOS INSTIGADOS A PENSAR E QUESTIONAR, É CLARO, SEM NOS REBELAR.
DEUS DEU CINCO MINISTÉRIOS À IGREJA “COM O FIM DE PREPARAR OS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO, PARA QUE O CORPO DE CRISTO SEJA EDIFICADO, ATÉ QUE TODOS ALCANCEMOS A UNIDADE DA FÉ E DO CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS, E CHEGUEMOS À MATURIDADE, ATINGINDO A MEDIDA DA PLENITUDE DE CRISTO”, (EFÉSIOS 4.11-13)
                  UNS FORAM DESIGNADOS COMO PASTORES. E O QUE É O PASTOR? O PASTOR É A PESSOA QUE TEM O MINISTÉRIO DE CUIDAR, APASCENTAR. O PASTOR (HOMEM) DEVE TER A MESMA RESPONSABILIDADE COM A SUA OVELHA QUE O PASTOR (HOMEM) QUE O PSATOR QUE CUIDA DA OVELHA (ANIMAL).
                  O PROBLEMA É QUE HOJE, SER PASTOR SIGNIFICA SER “O DONO DA IGREJA”, “ O PROFETA DA IGREJA”! NÃO PRECISA TER DOM, BASTA TER SEMINÁRIO! VIROU UMA PROMOÇÃO DA “EMPRESA ECLESIÁSTICA”, SIGNIFICA SER RICO, TER CARRO DO ANO. MINISTROS E FORAM E TEM SIDO ESTABELECIDOS PARA SER, ENQUANTO DEVERIAM SER, ANTES DE SER RECONHECIDOS. OU SEJA, DEVERÍAMOS UNGIR QUEM JÁ É.
O PASTOR NÃO DEVE CORRIGIR SUA OVELHA COMO SE FOSSE DONO DA MESMA, MAS DEVE LHE ENSINAR O CAMINHO, GERAR CONSCIÊNCIA, GERAR PENSAMENTO SOBRE A PALAVRA. INFELIZMENTE TEMOS OUVIDO TODO TIPO DE ABSURDO SOBRE O MINISTÉRIO PASTORAL.
                  1 – PASTORES NÃO SÃO PROFETAS – OS PASTORES POSSUEM A TÔNICA DE CUIDAR DAS OVELHAS. OUTRO DIA EU ESTIVE EM UMA IGREJA ONDE FOI FALADO QUE O MAIOR PROFETA É O PASTOR. EU ACREDITO QUE A MAIOR PROFECIA É A PALAVRA, E A MESMA DIZ QUE DEUS ESTABELECEU UNS PARA PASTORES E OUTROS PARA PROFETAS. TODOS “PODEM” PROFETIZAR E ISSO NÃO DESTITUI O MINISTÉRIO PROFÉTICO. ASSIM COMO TODOS “DEVEM” CUIDAR UNS DOS OUTROS, E ISSO NÃO DESTITUI O MINISTÉRIO PASTORAL. TODOS “DEVEM” GANHAR ALMAS, MAS ISSO NÃO DESFAZ O MINISTÉRIO PASTORAL. TODOS “DEVEM” GANHAR ALMAS, MAS ISSO NÃO DESFAZ O MINISTÉRIO EVANGELÍSTICO. TODOS “DEVEM” APRENDER A ENSINAR A PALAVRA, MAS ISSO NÃO SUBSTITUI O MINISTÉRIO DE MESTRES. TODOS “DEVEM” TRABALHAR PELO AVANÇO E UNIDADE DO CORPO DE CRISTO NA CIDADE E NAÇÃO, MAS ISSO NÃO OS CONSTITUIU APÓSTOLOS.
                  2 – PASTORES NÃO SÃO DONOS DAS OVELHAS – MUITOS PASTORES ESTÃO VIVENDO A VIDA DE SUAS OVELHAS AO INVÉS DE CONDUZI-LAS NO CAMINHO DA PALAVRA. POR ISSO OUVIMOS PASTORES DIZENDO COM QUEM SE DEVE CASAR, PERMITIR OU NÃO NAMOROS, “AUTORIZAR” OU NÃO ISSO OU AQUILO. O PODER DA NOSSO MINISTÉRIO ESTÁ NO ENSINO DA PALAVRA E NÃO NA DITADURA E OBEDIÊNCIA CEGA. QUANDO O PASTOR IMPÕE, ELE COMPETE COM CRISTO. O PASTOR ENSINA A PENSAR DE ACORDO COM A PALAVRA, MAS A DECISÃO É DA PESSOA.
                  3 – O PASTOR NÃO É O “HOMEM DE DEUS” – CRISTO DESTRUIU, ACABOU COM GRUPOS SELETOS QUANDO SE TORNOU A PONTE DE RESTAURAÇÃO DO ACESSO A DEUS. PARECE QUE O QUE É ENSINADO É QUE EXISTE UM CLERO, UM GRUPO EXCLUSIVO QUE TEM MAIORES DIREITOS NO REINO DE DEUS. PARECE QUE FALAR MAL DE PASTOR É MAIS PERIGOSO DO QUE FALAR MAL DO QUE QUALQUER OUTRO IRMÃO. TODOS NÓS SOMOS “HOMENS DE DEUS” OU “UNGIDOS DO SENHOR”. NÃO EXISTE MINISTÉRIO MAIS IMPORTANTE DO QUE OUTRO. TODOS DEVEM SER HONRADOS, RESPEITADOS E AMADOS. E O PASOR É AQUELE QUE HONRA, RESPEITA E AMA A TODOS (PELO MENOS ASSIM DEVE SER).
                      CREIO QUE O PASTOR É AQUELE QUE VISITA, ORA JUNTO, TELEFONA, MANDA E-MAIL, CONSOLIDA, USA SEU CARRO E VAI ATRÁS DA OVELHA PERDIDA. TALVEZ ELE NEM PREGUE TODOS OS DOMINGOS, MAS TODOS LEMBRAM DELE SABEM SEU N OME, TEM SEU NÚMERO DE TELEFONE E E-MAIL; SABEM COMO ACHÁ-LO E QUE PODEM CONTAR COM ELE A QUALQUER MOMENTO.
NO MOMENTO EM QUE ESCREVO, ACREDITO QUE MUITOS PASTORES AINDA NÃO RECEBERAM O TÍTULO POR NÃO TEREM FEITO UM SEMINÁRIO. MAS, CREIA-ME; O QUE MAIS IMPORTA NÃO É O TÍTULO, MAS O OFÍCIO. NÃO ESPERE SER “UNGIDO” PARA AGIR COMO UM UNGIDO DE DEUS. DEUS JÁ TE DEU UNÇÃO, ENTÃO VÁ, EXERÇA O SEU MINISTÉRIO. SEJA PARA DEUS, ANTES DE SER PARA OS HOMENS.
                       QUANTO AOS FALSOS PASTORES E AOS QUE SAÍRAM DA VISÃO, A MINHA PALAVRA É ESTA: ARREPENDAM-SE E VOLTEM À ESSÊNCIA DE SEU MINISTÉRIO! AINDA HÁ CHANCE.
                       E TERMINO ESTA PALAVRA DIZENDO QUE, SE NÃO TEM O CHEIRO DAS OVELHAS, NÃO AS CONHECE, SE NÃO TEM VIDA DE COMUNHÃO COM A IGREJA, ENTÃO NÃO É PASTOR. PODE TER TÍTULO E STATUS, MAS NÃO POSSUI UNÇÃO PARA TAL.
                       EM CRISTO,
                       PELA EDIFICAÇÃO DO CORPO E PELA UNIDADE DA FÉ.
                       VICTOR SILVA
                       MINISTÉRIO PROFETAS DA MÚSICA.